quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Fé que Vence o Mundo

A Fé que Vence o Mundo             
1ª João 5:1-5

INTRODUÇÃO
- Será uma fé que busca a todo instante as bênçãos de Deus?
- Será uma fé que tem coragem de enfrentar todos os inimigos ?
- Ou será uma fé que acredita que Deus através do Seu Filho, garante salvação, vida eterna a todos que nele crêem e como resultado “... as demais coisas vos serão acrescentadas”?

PROPOSIÇÃO
- O que Deus ordena na Sua Palavra para nós não se torna tão pesado, porque o que é nascido de Deus vence o mundo;
- É importante observarmos que não é a pessoa que vence o mundo, mas o poder vitorioso de Deus que atua na vida da pessoa através da fé;
- Não é o homem quem vence, mas o seu novo nascimento em Deus.

SENTENÇA INTERROGATIVA
– Qual seria então a fé que nos faz vencer o mundo?

SENTENÇA TRANSITÓRIA
– De acordo com o texto, abordaremos três sentenças sucessivas que nos mostram qual é a fé que vence o mundo.

DESENVOLVIMENTO :
1) É A FÉ QUE FAZ DE VOCÊ UM NASCIDO DE NOVO – vs. 1-3
- “... nascido de Deus...”, isto é, gerado por Deus; crer é a conseqüência do novo nascimento. Os filhos de Deus manifestam que de fatos foram gerado por Deus pelo fato de crerem única e piamente no unigênito Filho de Deus;
- Este novo nascimento nos envolve num amoroso relacionamento com o Pai e com os Seus outros filhos. Aquele que é gerado por Deus, naturalmente ama Aquele que o gerou, isto é, ama a Deus; porém, João mostra que nesse relacionamento existe uma sociedade divina , “...também ama que dEle é nascido”. Observe que é estabelecido uma afinidade e, daí, afeição, não só entre o pai e filhos, mas entre os filhos e filhos. Isto quer dizer que todos os filhos de Deus devem se amar, pois todos são gerados em Deus, isto é, somos filhos do mesmo Pai.
- É impossível amar os filhos de Deus sem amar a Deus, como o é amar a Deus sem amar Seus filhos(4:20-21). Uma relação familiar une os dois amores(filhos e Pai). O amor a Deus tem uma Segunda conseqüência inevitável, a saber, obediência. Se amamos verdadeiramente a Deus, não somente amamos Seus filhos, mas também “praticamos os seus mandamentos”. V.3 – Existe uma conexão entre os dois: amor e obediência. O amor resulta da experiência emocional e a obediência resulta da experiência moral. Quero lhe dizer que Deus quer que o nosso amor seja ativo e prático. O nosso amor para com os nossos irmãos deve ser de fato e de verdade em serviço sacrificial(3:17-18); o amor a Deus, em guardar os Seus mandamentos.
- Jesus disse a mesma coisa acerca do sentido do amor a Ele (João 14:15,21).
- Não devemos achar difícil expressar o nosso amor mediante a obediência, pois “os seus mandamentos não são penosos”, isto é, dolorosos, pesados.
- Os regulamentos dos escribas e fariseus eram “fardos pesados e difíceis de carregar”Mt.23:4, mas o jugo de Jesus é suave e o Seu fardo é leve, Mt.11:30. A vontade de Deus é “boa, agradável e perfeita”Rm.12:2. É a vontade de um Pai perfeitamente sábio, cheio de amor, que procura o nosso bem-estar supremo.

2) É A FÉ QUE FAZ DE VOCÊ UM VITORIOSO – v. 4a.
- “...tudo o que..” , isto é uma aplicação do neutro. Está querendo dizer que não é a pessoa, mas “o poder vitorioso”. Isto é, “não é o homem que vence o mundo, mas o seu novo nascimento em Deus, é que vence”. O novo nascimento é um evento sobrenatural que nos tira da esfera do mundo, que Satanás governa, e nos traz para a família de Deus. “Fomos libertos do império das trevas...” Cl.1:13. A velha vida foi rompida, e a atração que tínhamos pelo mundo para nós, perdeu seu valor.


3) É A FÉ QUE FAZ VOCÊ CRER EM JESUS CRISTO COMO FILHO DE DEUS – v. 4b.
- É aquela fé que rejeita o falso ensino e afasta-se dos falsos mestres. 2:16 – “...concupiscência carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida...” . Tem que ter fé para resistir as heresias e também as perseguições. Mas seja qual for a forma que o mundo ataque a igreja, a vitória é nossa. Nunca deixe de acreditar em Jesus e na Sua Palavra, pois se mantivermos firmes a nossa fé o mundo não prevalecerá sobre nós.

APLICAÇÃO – A fé que vence o mundo tem como resultado desligar-nos dele e ligar-nos a Deus. Tem como princípio guardarmos os seus mandamentos. A fé, o amor e a obediência, são marcas do novo nascimento. Ele nos traz, queiramos ou não, relação com Cristo, com Deus, com a igreja e com o mundo que não podemos repudiar e que nos caracteriza como cristãos.


CONCLUSÃO – Observe que as extremidades de todo o processo são idênticas. Por quê somos filhos de Deus? Porque somos nascidos de cima. Os filhos de Deus são amados por todos os que amam a Deus. Os que amam a Deus guardam os seus mandamentos. Guardam os seus mandamentos porque vencem o mundo, e vencem o mundo porque são crentes em Cristo, nascidos de cima. Que Deus nos abençoe em nome do Senhor Jesus. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário